CONTAINERS

A principal função de um container é acondicionar mercadorias para a realização do seu transporte, por meio de navios, trens e caminhões. Ele é feito de metal e contém dispositivos de segurança que seguem parâmetros legislativos nacionais e internacionais, com dimensões padrão em medidas inglesas (pés).

Existe um tipo de container
para atender às suas necessidades:

Open Top

Segue o mesmo formato do Dry box, porém não possui teto, sendo fechado apenas com uma lona de proteção. Ele pode ser usado para cargas que necessitam de uma altura maior.

Medida 20 pés 40 pés
comprimento (m) 5.900 12.020
largura (m) 2.352 2.350
altura (m) 2.395 2.342
cubagem (M³) 32,60 67,70
capacidade Ton. 21,60 26,50

Flat Rack

Indicado para cargas que possuem um formato irregular, pois não tem teto nem paredes laterais, apenas duas paredes frontais, o que permite o transporte de objetos com grande volume.

Medida 20 pés 40 pés
comprimento (m) 5.798 12.092
largura (m) 2.408 2.404
altura (m) 2.336 2.002
cubagem (M³) 33,20 67,70
capacidade Ton. 21,60 26,50

High Cube

Segue o mesmo modelo do Dry Box, sendo 30 centímetros mais alto. Ele é indicado para transportar maior quantidade de cargas. Também é utilizado em situações que necessitam de refrigeração ou habitação de pessoas que trabalham em obras de construção civil.

Medida 20 pés 40 pés
comprimento (m) 5.798 12.092
largura (m) 2.408 2.404
altura (m) 2.336 2.002
cubagem (M³) 33,20 67,70
capacidade Ton. 21,60 26,50

Dry Box

É normalmente indicado para cargas secas, como produtos industrializados e não perecíveis. Ele possui todas as paredes e pode receber a instalação de ventiladores, para o caso de cargas que gerem calor.

Medida 20 pés 40 pés
comprimento (m) 5.798 12.022
largura (m) 2.352 2.352
altura (m) 2.395 2.395
cubagem (M³) 33,20 67,70
capacidade Ton. 21,60 26,50

TABELA DE TRANSFERÊNCIA DOS RISCOS DE PERDAS E DANOS DA MERCADORIA

Obrigação do vendedor
Obrigação do comprador
MEIOS DE
TRANSPORTE

CARREGAMENTO
NA FÁBRICA

TRANSPORTE
INTERNO

FORMALIDADES ADUANEIRAS EXPORTAÇÃO

CARREGAMENTO
NO TERMINAL

TRANSPORTE PRINCIPAL

DESPESAS LOCAIS DESTINO

FORMALIDADES ADUANEIRAS IMPORTAÇÃO

TRANSPORTE INTERNO

EXW

EX WORKS - NA FÁBRICA
(...local de entrega designado).

FCA

FREE CARRIER - FRANCO TRANSPORTADOR
(...local de entrega designado).

CPT

CARRIER PAID TO - PORTE PAGO ATÉ
(...local de entrega designado).

CIP

CARRIAGE AND INSURANCE PAID TO - PORTE E SEGURO PAGOS ATÉ
(...local de entrega designado).

DPU

DELIVER AT PLACE UNLOADED - ENTREGA NO LOCAL DESCARREGADA
(...local de entrega designado).

DAP

DELIVER AT PLACE - ENTREGA NO LOCAL
(...local de entrega designado).

DPP

DELIVERY DUTY PAID - ENTREGUE COM DIREITOS PAGOS
(...local de entrega designado).

FAS

FREE ALONGSIDE SHIP - FRANCO AO LONGO DO NAVIO
(...local de entrega designado).

FOB

FREE ONBOARD - FRANCO A BORDO
(...local de entrega designado).

CFR

COST AND FREIGHT - CUSTO E FRETE
(...local de entrega designado).

CIF

COST INSURANCE AND FREIGHT - CUSTO SEGURO E FRETE
(...local de entrega designado).

Nota: esta informação não substitui a consulta da publicação oficial dos “Incoterms R2020” da Câmara de Comércio Internacional;
Os Incoterms EXW e DDP são aconselhados para transações domésticas, mas desaconselhados para transações internacionais;
*De acordo com o local acordado. Documento de transporte de embarque opcional.

TEMPO DE TRANSPORTE DOS NAVIOS

ORIGEM TRANSIT TIME

em dias

FREQUÊNCIA

em dias

Altamira
22
7
Atlanta
17
7
Chicago
19
7
Houston
19
7
Miami
13
7
Nova York
20
7
Vera Cruz
24
7

ORIGEM TRANSIT TIME

em dias

FREQUÊNCIA

em dias

Bueno Aires
7
7
Cartagena
14
15

ORIGEM TRANSIT TIME

em dias

FREQUÊNCIA

em dias

Antuérpia
15
7
Barcelona
16
7
Bremen
18
7
Génova
18
7
Hamburgo
17
7
Rotterdam
16
7

ORIGEM TRANSIT TIME

em dias

FREQUÊNCIA

em dias

Busan
36
7
Hong Kong
30
7
Kaohsiung
34
7
Keelung
34
7
Nhava Sheva
28
7
Ningbo
34
7
Qingdao
39
7
Shanghai
35
7
Shenzen
30
7
Singapore
24
7
Tianjin
44
7
Xingang
44
7
Yokohama
31
15

Destino: Porto de Santos - Brasil

CÁLCULO DE CUBAGEM DAS EMBALAGENS

Cubagem é a relação entre o peso e o volume da carga a ser transportada.
Para calcular a cubagem, é utilizada a fórmula:

ALTURA X LARGURA X PROFUNDIDADE X FATOR DE CUBAGEM

QTD. VOLUMES*

ALTURA
(em metros)*

LARGURA
(em metros)*

PROFUNDIDADE
(em metros)*

CUBAGEM
(em metros3)*

ALTURA
(em quilos)

Cubagem

Cubagem

TOTAL

* No caso de o Peso Cubado ser maior que o Peso Real, consideramos o Peso Cubado.

NÃO FIQUE A VER NAVIOS!
QUANDO O ASSUNTO É COMEX,
CONTE COM O GRUPO MANIGA.